CoachingIntegralidadeLiderançaMotivaçãoNovidadesPNL

Por que d%*#… temos que “pensar fora da caixa”??

Continuando minha série de artigos sobre ressignificação* de crenças, e como elas impactam nossa produtividade e alcance de resultados, quero falar sobre caixas.

Por que d%*#… temos que “pensar fora da caixa”??

A origem de “Think outside the box” é controversa e, basta uma rápida pesquisa na internet para verificar que tem mais de um possível autor do ditado, muito utilizado para expressar ou direcionar comportamento inovador.

A frase sugere que você, ao tentar criar uma solução ou resolver um problema, vive normalmente dentro de uma caixa estando limitado pelas suas paredes a olhar apenas para suas experiências, mantendo um padrão de pensamento. Ok, concordo, é preciso expandir os horizontes para realmente achar soluções inovadoras. Aí vai uma frase que diz muito sobre isso:

“Não dá para resolver os problemas pensando da mesma forma que pensamos quando nós os criamos”.
Albert Einstein

Mas por que precisamos manter caixas em nossas vidas?

Quando escuto ou leio esta frase em palestras, treinamentos e redes sociais, imediatamente faço uma imagem de uma pessoa se posicionando do lado de fora de uma caixa que tem pelo menos a sua altura, mas a caixa continua ali!!! E sinceramente esta imagem me incomoda muito, muito mesmo!!!

Hoje, com o entendimento que temos do funcionamento de nosso cérebro e da programação neurolinguística, é muito simples entender que ao “comandar” um profissional “pensar fora da caixa”, estamos na verdade sugerindo ao seu cérebro a manter limitações! A caixa não sai da sua visão e se transforma em uma limitação de acesso às suas experiências anteriores.

Se relembrarmos um dos valores da Andragogia, que nos orienta em relação à jornada de desenvolvimento e aprendizado do adulto, precisamos respeitar nossas experiências! Este conhecimento e aprendizado adquirido é muito rico e não pode ser deixado de lado!

Sendo assim, convido você a parar de “pensar fora da caixa” e passar a “eliminar as caixas”. Experimente!!! É uma deliciosa sensação de liberdade e “empoderamento”, tendo acesso tanto a pensamentos novos quanto às suas experiências mais enriquecedoras.

Então?? Vamos eliminar as caixas??

*Ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.

Este texto foi escrito por: Renata Frank
CEO | COO | Master & Team Coach | Master PNL
Master Trainer | Master Behavior Analyst

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *